terça-feira, novembro 4, 2025
Casa Manaus “Oceanos” abre ensaios ao público em temporada gratuita em Manaus, no bairro São Lázaro

“Oceanos” abre ensaios ao público em temporada gratuita em Manaus, no bairro São Lázaro

por Redação ANC
0 comentários

Espetáculo integra projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc 2024 e terá apresentações em outubro, no Espaço Cultural Uatê

O público manauara terá a oportunidade de acompanhar de perto o processo criativo da peça “Oceanos”, projeto teatral do coletivo Garfo na Tomada, que abre seus ensaios ao público gratuitamente nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Uatê, no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus.

O espetáculo, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, convida o público a vivenciar a experiência teatral desde o processo de construção da obra, criando uma relação mais próxima entre artistas e espectadores.

A iniciativa faz parte do projeto “O teatro de aforismos: temporadas da peça Oceanos na cidade de Manaus”, proposto por Paulo Tiago Silva de Souza e contemplado pelo Edital de Teatro da Política Nacional Aldir Blanc 2024.

“Oceanos” parte da metáfora das águas para discutir reflexões sobre existência, memória, deslocamento e coletividade. O espetáculo busca dialogar com diferentes públicos, trazendo em cena imagens poéticas e fragmentos de histórias que se entrelaçam como marés. Os ensaios abertos funcionam como um laboratório vivo, permitindo que a plateia acompanhe e contribua com percepções ao longo da temporada.

A peça é um espetáculo infanto juvenil que narra a jornada das ilusões de uma família naufragada que busca, a todo custo, entender a própria existência ao embarcar, naufragar e sobreviver aos próprios desejos, até sucumbir às decisões. É um recital de aforismos inspirado no álbum “Aprender a Viver”, de Jards Macalé, que conduz o público ao universo dos mares e sustenta a narrativa da peça.

“Estamos bastante otimistas quanto ao alcance de espectadores, esperamos deixar todos repletos de curiosidade para mergulhar nesta aventura sensível conosco.” afirma Cris Jardim, diretora da peça.

O texto é assinado por Paulo Tiago e o elenco conta com Cris Jardim como a Sereia, Leri como nadador, Miro Messa como capitão, Elia Cecília como Boneca-Semiótica. Segundo a equipe, a proposta também reforça o caráter acessível e inclusivo do teatro, tornando a criação artística um espaço compartilhado e democrático.

FOTOS: Juliana Lira / Divulgação

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450 e Erleilson Brito (92 99214-5547) e Jhonny Lima (92 98215-7868). E-mail: imprensa@cultura.am.gov.br

Você também pode gostar

Deixe um comentário

ANC Cultura Popular explora tradições, festas, músicas e costumes que moldam a identidade de um povo, conectando passado e presente de forma dinâmica e acessível.

REDAÇÃO

CONTATOS

Whatsapp: (92) 9 8166-2208
E-mail:
siteancculturapopular@gmail.com

DIRETOR RESPONSÁVEL
ALTERVIR NORMANDO
DRT 0001456/AM

Escolhas do Editor

Últimos artigos

ANC Cultura Popular – 2025 – All Right Reserved.